Engenheiro de Marketing

As tarefas do Engenheiro de Marketing

Desenvolver estratégias para melhorar o desempenho em uma atividade econômica, seja qual for, é o que podemos dizer sobre marketing. Além disso, se o campo de ação for a Internet, o Marketing Digital ganha atributos específicos. Sendo assim só um profissional como Engenheiro de Marketing, é capaz de não só gerenciar como criar tecnologias de apoio, especializado em inteligência artificial, se diferencia de outros profissionais desta habilidade.

Os números e o Marketing

O marketing no passado era questionado por ser imensurável. Da mesma forma, as mídias off-line eram medidas apenas pela abrangência do veículo e a quantidade de leitores. Não se podia saber quantos realmente viram seu anúncio, muito menos se chegaram a ler o conteúdo.

O meio digital trouxe maior precisão e alcance dos conteúdos. Podendo mensurar e analisar os dados de campanhas, quantas pessoas assistiram a um vídeo, clicaram em um link, visitaram um site ou compartilharam um conteúdo. Além disso, a mensuração possibilitou entender como o conteúdo, o anúncio ou publicação estão impactando no público, se está rendendo retornos e engajamento.

Fator Humano de Análise

Entretanto, o fator humano ainda é essencial. Da mesma forma a assertividade é fundamental, em que a análise de dados, a gestão, planejamento e métrica, determinam a diferença e os resultados finais. Não bastam apenas ferramentas, deve haver profissionais capacitados para operar tais ferramentas.

Mídias Online x Mídias Offline

A Internet já é o segundo meio de maior investimento em publicidade nos dias atuais. Da mesma forma se tornará o maior meio de publicidade, ultrapassando até mesmo a TV. Portanto, é nesse cenário atual que o Marketing Digital se encontra. Em outras palavras, um momento de expansão e com crescimento de usuários que um Engenheiro de Marketing poderá proporcionar maior garantia e diversificação de meios para se ampliar os resultados.

O diferencial do Engenheiro de Marketing é sua capacidade de analisar dados para que se possa extrair o melhor de cada ferramenta. Acima de tudo está habituado com a pressão para melhores resultados. Portanto o Engenheiro de Marketing tem como objetivo a gestão de planejamento e análise de dados. Para que assim, haja a possibilidade de maior alcance dos conteúdos, o que gera melhores resultados para o setor.

Autor: Fauzi Fakhouri

Engenheiro com pensamentos divergentes e convergentes, solucionando problemas de alta complexidade. Usando Ciência de Dados, Inteligência Artificial e Machine Learning.

Ver todos posts por Fauzi Fakhouri

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *